Alcançar o ganho de massa muscular em pernas e glúteos é um objetivo comum, especialmente entre as mulheres, devido ao impacto estético positivo dessas áreas quando bem trabalhadas. Com a ajuda de Bruno Freitas, treinador da Companhia Athletica, separamos algumas dicas para te ajudar nessa jornada.
Ganho rápido de massa muscular para pernas e glúteos
“Uma alimentação adequada é fundamental. Faça exercícios cardiovasculares, mas em menor volume, preferencialmente em horários diferentes dos treinos de musculação. Treine com um bom volume de duas a três vezes por semana para um treino de pernas bem feito,” explica Bruno. Ele ressalta que o treino cardiorrespiratório é benéfico para o ganho de massa muscular, mas não deve ser a prioridade. “Utilize-o como auxiliar, economizando mais energia para os treinos de musculação, que são os melhores para ganho de massa muscular,” acrescenta.
Os resultados podem variar, pois tudo começa com a experiência individual e a capacidade do corpo para lidar com estímulos intensos. É crucial avaliar se a pessoa está em condições adequadas para o ganho de massa. “Indivíduos com certas patologias ou desequilíbrios hormonais podem ter dificuldades para ganhar massa muscular. Por isso, iniciantes devem conversar com um médico antes de começar,” aconselha Bruno.
Melhores exercícios
“Para não errar, escolha exercícios que trabalhem grandes ou vários grupos musculares. Eles não só atuam de forma mais ampla, mas também distribuem o impacto em mais articulações, tornando-os mais seguros,” destaca Bruno.
Exercícios como agachamentos, levantamento terra, afundo e leg press são ideais, pois trabalham tanto coxas quanto glúteos. Bruno também observa que a escolha dos exercícios deve considerar as limitações, possibilidades, frequência semanal e rotina de cada indivíduo. “A escolha deve ser personalizada pelo profissional com base nas características e necessidades de cada pessoa.”
O segredo para acelerar os resultados
“Dê atenção à forma como executa os exercícios. Faça-os de forma correta, alinhada, com uma boa carga e de maneira lenta e concentrada, respeitando o tempo de descanso. Isso garante força suficiente para a próxima série,” enfatiza Bruno.
Ele recomenda a consulta com um profissional para explorar métodos além do tradicional 3×12. “Existem inúmeros outros métodos que podem acelerar os resultados para quem já treina,” conclui Bruno Freitas.
Seguindo essas orientações, você estará no caminho certo para alcançar um desenvolvimento muscular eficiente e seguro nas pernas e glúteos.