Ex-presidente da Argentina Envolvido em Escândalo: Acusações de Violência Doméstica Atingem Altos Escalões

Mundo

O ex-presidente da Argentina, Alberto Fernández, está no centro de uma polêmica envolvendo alegações de violência doméstica contra sua esposa, a ex-primeira-dama Fabiola Yañez. De acordo com uma reportagem publicada pelo jornal argentino Clarín no domingo, 4 de agosto, Yañez teria sido vítima de agressões durante o período em que era primeira-dama, entre 2019 e 2023.

O Clarín revela que mensagens trocadas entre Fabiola e a secretária do ex-presidente, María Cantero, expõem fotos da ex-primeira-dama mostrando inchaços no maxilar e no olho, além de áudios detalhando relatos de agressão. As alegações incluem episódios de violência durante a gravidez de Fabiola, que deu à luz o filho Francisco em abril de 2022.

Segundo a publicação, os supostos atos de violência teriam ocorrido na residência oficial de Fernández, a Quinta de Olivos, em Buenos Aires. Apesar das evidências apresentadas, Fabiola optou por não formalizar a denúncia contra o ex-presidente, em parte devido ao desejo de evitar um retorno à Argentina. A Justiça chegou a abrir uma investigação em junho deste ano, mas o caso foi posteriormente arquivado.

A defesa de Alberto Fernández refuta as alegações de violência física, classificando os episódios relatados como “discussões de casal”. Fernández, que concluiu seu mandato presidencial em dezembro de 2023, havia apoiado o candidato Sergio Massa como sucessor, mas a eleição foi vencida pelo ultra-direitista Javier Milei, atual presidente da Argentina.