Ao amanhecer em Brusque, no coração das malhas de Santa Catarina, o chef Onildo Rocha já está em movimento, rumo a uma queijaria artesanal em Major Gercino (SC). Enquanto se prepara para mais um dia imerso nos sabores da Mata Atlântica, Rocha compartilha suas memórias de infância, onde a semente de jaca cozida tinha um lugar especial em suas refeições. Essa jornada de 10 dias, atravessando diversas cidades em cinco estados brasileiros, resultou em um novo menu para o Restaurante Notiê, que será lançado em 16 de agosto como parte da terceira temporada do Espaço Priceless, intitulada “Mata Atlântica – Matas e Mares”.
Recentemente, o restaurante apresentava pratos inspirados na Amazônia, com ingredientes como pirarucu, jambu e tucupi. Agora, o cardápio reflete um novo cenário, com sabores como namorado, cambuci, uvaia, botarga e jabuticaba.
Para Rocha, cada temporada representa uma oportunidade de aprendizado. Se a temporada anterior, focada nos Sertões, foi uma jornada “alucinante” que revelou aspectos desconhecidos do nordeste brasileiro, e a temporada na Amazônia abriu os olhos para uma cultura ancestral, a Mata Atlântica oferece uma perspectiva ainda mais ampla.
“Estamos aprendendo com a diversidade da Mata Atlântica, já que é muito extensa”, explica o chef. Com presença em 17 estados e abrigando mais de metade da população do Brasil, esse bioma é lar de uma vasta variedade de flora e fauna. No entanto, apenas 27% de sua cobertura florestal original permanece preservada, segundo o IBGE, destacando a importância de iniciativas como a temporada “Mata Atlântica – Matas e Mares” para promover a conscientização sobre a preservação ambiental.